terça-feira, 10 de maio de 2011

As engrenagens

Vamos por partes.

Primeiro, sobrevivi exausto a um fim-de-semana muito simpático na Feira do Livro de Lisboa. No sábado, sentado no centro do turbilhão da Praça Leya, comecei a perceber que a engrenagem do dito boca-a-boca já está em movimento à volta de DEIXEM FALAR AS PEDRAS. Fico feliz, claro.

No domingo, houve teatro a partir de A MALA ASSOMBRADA para a criançada e o Espaço Cativar, à semelhança daquilo que tinha acontecido com O TUBARÃO NA BANHERA no ano passado, fez um trabalho notável na adaptação do livro.

Também no domingo, ao final da tarde, houve debate no Auditório da Feira sobre as escolhas dos melhores livros de ficção do último ano. (Para quem ainda não deu conta: há debates todas as tardes no Auditório da Feira.) A conversa (que não chegou ser conversa) era entre mim e o Manuel Alberto Valente (editor da Porto Editora), o Luís Ricardo Duarte (jornalista e crítico do Jornal de Letras) e o Sérgio Lavos (livreiro da Bulhosa de Campo de Ourique), moderado pelo José Mário Silva (crítico e jornalista do Expresso). Eu levei comigo livros de contos e tentei apresentá-los como se fossem diamantes que descobri por acaso entre a papelada dos romances. Aqui ficam os títulos (numa ordem ao acaso):

- Pássaros na boca, de Samantha Schewblin, Cavalo de Ferro;

- Um repentino pensamento libertador, de Kjell Askildsen, Ahab,

- Contos dos subúrbios, de Shaun Tan, Contraponto;

- Os objectos chamam-nos, Juan José Millás, Planeta;

- Break it down - Demolição, Lydia Davis, Ulisseia.

...

E na imprensa (essa outra engrenagem)...

No sábado, no jornal I, houve entrevista comigo sobre o meu método de escrita. E eu esqueci-me de comprar o jornal e ainda não vi aquele que me guardaram.

Já está disponível no youtube o programa Ler Mais Ler Melhor (da RTPN, apresentado pela Teresa Sampaio) sobre DEIXEM FALAR AS PEDRAS. Podem ver aqui.

No blog Novos Livros, a secção 3 Perguntas a é sobre DEIXEM FALAR AS PEDRAS. Espreitem.

Sem comentários:

Enviar um comentário